quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Ares - Tem de ser assim...

Há sempre aquele momento na vida em que os deuses te jogam num canto e dizem: “Fique quieto aí e não se mexa”, eu dei o nome simples de “restrição”. Estive muito agressiva esses dias, levantei preces onde deixava claro minha insatisfação e minha confusão, há coisas acontecendo que eu não consigo entender de modo algum e que também não consigo aceitar que eu não estou entendendo.
Estive muito próxima de Ares e acabei desenvolvendo um tipo de amor por ele que é atípico, entendo perfeitamente que com cada deus eu terei um tipo diferente de relação, alguns eu amo sem entender, outros eu entendo sem amar, outros eu amo e entendo, outros eu sinto distantes de mim, alguns mais próximos, cada um ao seu jeito sempre fala comigo, às vezes eu entendo bem o que falam, outras vezes eu não entendo nada e vou deixando que o tempo vá me mostrando aquilo que eles querem que eu saiba, que eu aprenda ou que eu entenda.
Ares foi um deus que chegou pra ficar, eu entendo Ares no profundo de mim mesma, é como que se nós falássemos a mesma língua muito claramente e que não me restasse nenhum tipo de duvida quanto ele. Eu ousei pensar que ele poderia ser um patrono pra mim por conta desse tipo de relação. Zeus sempre se mostra muito próximo de mim e eu não consigo entender Zeus como entendo Ares, Zeus fala comigo e eu não consigo ver claramente o que é que ele fala, quando o contrário acontece com Ares.
Entre uma coisa e outra, confiei tanto em Ares a pedir uma coisa até um pouco “injusta” para ele, embora tudo depende exatamente do ponto onde se vê. No final eu pedi por sua proteção contra uma pessoa, o resultado foi um pouco bizarro, porque ele defendeu a outra pessoa de mim. Eu não pude compreender muito bem isso e tive que expor minha indignação, eu me sinto completamente no direito de pedir por proteção para os meus deuses e não julguei justo partirem deles uma proteção para uma pessoa que nem de minha religião faz parte, alguém que nunca levantou uma única prece, alguém que nunca expressou qualquer tipo de afeto para o Olimpo.
Levantei uma prece e ele me respondeu prontamente “Isso tem de acontecer, é assim que tem de ser”. No começo eu nem liguei muito para o sonho, porque estou assistindo a série Roma e na verdade quem me dizia isso era Marte Romano, o que me fez pensar por uns três dias que era um sonho comum com resquícios inconscientes por causa da série. Porém, hoje novamente eu tive uma abertura mental e notei que na verdade era sim uma resposta de Ares, a quem eu fiz a prece, ele nunca me deixa sem resposta, ele tem sido tão presente quanto Apolo, às vezes tem estado mais perto de mim que Dionísio, por exemplo.
Isso me fez pensar algo que no fundo me encheu de esperança, porque na verdade às vezes coisas acontecem e não entendemos porque tais coisas estão acontecendo e com o tempo vemos que aquilo tinha que acontecer daquela maneira para que pudéssemos ter o resultado exatamente como desejávamos. O modo como os deuses agem em nossa vida, nem sempre é o modo como pensamos que deve ser, nem sempre é como esperamos que seja, para no final entendermos corretamente porque todas essas coisas tiveram que acontecer antes. Então eu reli o sonho e eu pensei exatamente isso, que ao invés de ser uma traição, como eu cheguei a pensar que fosse, era na verdade uma estratégia do deus para me atender em minha solicitação.
Nesses momentos eu acho que é muito importante me lembrar do conceito xamã da Grande Teia, onde sabemos que somos todos, homens e deuses, interdependentes. Quando eu faço algo, a reação se expande por toda a teia universal, ninguém pode fugir disso, cada pequeno ato meu ecoa no universo de uma maneira que muitas vezes eu mesma em minha individualidade não posso sequer imaginar. Como na teoria do Caos, o bater de asas de uma borboleta nas Muralhas da China, pode causar um furacão nos Estados Unidos. Como eu mesma disse para uma amiga minha hoje, são as pequenas mudanças que causam uma grande mudança. Uma pequena mudança em meus hábitos alimentares pode fazer com que eu engorde ou que eu emagreça, simples assim. A vida é simples assim.
Foi com esta mesma simplicidade que de alguma forma eu pude entender o que Ares quis dizer com tudo isso, é dessa forma que eu tento compreender um pouco o que é que acontece, embora não entendo muito o porquê de ter de ser assim, algo em mim entende que isso é cabível e que isso é normal e que quando menos eu esperar vou entender tudo perfeitamente. Na verdade, como reconstrucionistas temos de aprender com os deuses, porque por mais registros históricos que encontramos sobre nossa religião, será em nosso dia-a-dia que poderemos compreender a fé de nossos antepassados e entender como eles lidavam com isso. Para o bem ou para o mal, eu tenho que entender que só estou aprendendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário