terça-feira, 31 de março de 2009

Xairete Theoi

Θ
{Theoi}
Deuses
Os deuses te auxiliarão neste teu caminho.



Tive um sonho simples, bastante simples, cheio de meus dramas atuais, com minha paixonite como personagem principal, porém eu lembro de encontrar um nome escrito em grego que agora eu não consigo me lembrar e uma letra me era dada, a letra Theta Θ. Logo que acordei tive a sensação de que eu tinha que descobrir o que essa letra significava, aliás ontem foi minha Libação para Atena em seu dia e pedi sua sabedoria e conselhos, disse a Atena que eu tinha que ser sábia e que eu desejava profundamente saber o que fazer.
Basicamente foi o que eu fiz ao chegar ao serviço e me deparar com minhas doze horas em frente ao computador em meu trabalho, procurar o significado da letra Teta para saber qual era a mensagem dos deuses. E deparei-me com esse significado no Oráculo Apolíneo: “Os deuses te auxiliarão neste teu caminho”. Θ pode ser interpretada nesse caso como "Theoi", "Deuses" e eu posso entender que nesse caso, isso é coisa pela qual os próprios Deuses acompanham comigo.
Seja como for, isso me fez lembrar de uma época em que eu buscava por uma vida espiritual para lidar com as dificuldades em mudanças comportamentais e resgate de si mesmo, dentro de um grupo de apoio. Quando algo parecia tão difícil ou mais forte do que nós, tínhamos que buscar a ajuda de um Poder Superior para assim prosseguirmos e vencermos nossas dificuldades. Eu mesma ainda carrego muito disso em minha vida, acho que foi aquele tipo de aprendizagem em que você jamais esquece como fazer.
O ponto mais importante que qualquer pessoa deveria alcançar se chama Serenidade, para mim serenidade é aquele estado onde nos encontramos vivendo o presente, sem nos ressentirmos com o que passou e tampouco se preocupando com o que virá. Viver aqui e agora sem preocupações, deixando as coisas acontecerem por si mesmas. Gosto de uma explicação de Osho sobre algo aparentemente semelhante, ele diz que quando estamos vivendo realmente no presente nós aprendemos a Responder ao invés de Reagir. A reação seria basicamente agirmos diante de uma situação de forma parecida como agimos no passado em alguma situação semelhante. E responder seria basicamente agirmos de maneira a vivermos aquela experiência pela primeira vez, sem tentarmos nos lembrar de qualquer situação semelhante e pensar em que fim deu, para tão somente reagir.
Esse pensamento me trouxe de certa forma certa paz (serenidade) novamente, pois se sonho com algo pelo qual por minhas próprias forças eu não consigo resolver, e recebo uma mensagem como “Theoi”, Deuses, então não vejo qualquer motivo para me preocupar demais, resta-me apegar-me ainda mais em meus Deuses e seguir adiante em meu caminho simplesmente Respondendo (como aconselharia Osho). Pensamos na singularidade das pessoas e situações e jamais poderíamos nos basear numa situação passada por alguns motivos óbvios:
1º devido ao tempo e ao nosso constante renascimento, não podemos crer que somos as mesmas pessoas que fomos ontem. Portanto, tantas experiências nos transformaram, ainda mais nós que percorremos pelas trilhas do auto-conhecimento. Se nós já não somos os mesmos, quem dirá as situações.
2º o mesmo acontece com situações, por mais semelhantes que pareçam nada é o mesmo, muitas vezes pessoas, locais, etc nem são mais os mesmos, mas mesmo assim, muitas vezes agimos como que se tivéssemos vivendo a mesma coisa que antes e pensamos erroneamente que terá o mesmo fim que a outra. Ok, se sabemos que tomada dá choque não vamos ficar enfiando o dedo todas às vezes, mas isso também não significa que todas as vezes levaremos choques, pode ser que a companhia de energia pode ter cortado a energia para fazer reparos justamente no momento em que enfiamos o dedo, ou pode ser que está chovendo tanto que acabou a energia, whatever...
3º Nossa intuição sempre nos diz exatamente o que fazer, mas muitos não se sentem seguros com suas próprias vozes interiores, neste caso, recorremos então aos deuses que sempre sussurram bons conselhos pelo vento (ou usando algum amigo ou mesmo desconhecido para falar aquilo que precisamos ouvir).
Baseando-me nesses pensamentos, sabendo que os deuses estão me auxiliando e que nada tenho para me preocupar, resta-me chamar por Pã ou Dionísio e sair dançando pelos bosques por aí! Tenho ainda muito que fazer por mim, pelo meu caminho e pela minha vida cotidiana em si, ao invés de me focar em algo que no momento eu não tenho a menor capacidade física, emocional, mental e intelectual para resolver. Admitir que não estou pronta e aceitar esse fato, já é um grande passo para me sentir melhor comigo mesma e deixar que o tempo e os deuses resolvam isso por mim, nem que simplesmente me tornem pronta para resolver a questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário